Açoteia – Faro Rooftop Festival 2024
-
Categoria hospedeira: Programação
05 de Julho_ 23H30
CINECONCERTO
LA COQUILLE ET LE CLERGYMAN
Germaine Dulac, FR, 1928, 44’
Musicado ao vivo pelo duo AZURA
Leo Vrillaud (piano e synths)
Sara Badalo (voz e máquinas)
Filme experimental realizado por Germaine Dulac, a partir de um cenário original de Antonin Artaud. Estreou em Paris a 9 de fevereiro de 1928. O filme acompanha as alucinações eróticas de um padre que deseja a mulher de um general.
Durante os intensos 40 minutos daquela que é considerada a primeira obra do cinema surrealista, a eletrónica e a improvisação free-jazz entregam-se à jornada da realizadora Germaine Dulac naquela que foi a sua cinemática profunda exploração da dimensão psicológica humana, presente na vanguarda Surrealista.
06 de Julho_ 04H30
CINEMA NA ALVORADA
Exibição de filme a anunciar com final no momento do nascer do sol.
seguido de
Pequeno-Almoço Algarvio_06h20
Após o visionamento do filme, a alvorada sobre a Ria Formosa poderá ser saboreada tomando o pequeno-almoço com produtos e gastronomias da Serra Algarvia.
06 de Julho_ 21H45
RYUICHI SAKAMOTO – OPUS
Neo Sora, Japão, 2023,103', M/6
A 28 de março de 2023, o lendário compositor Ryuichi Sakamoto faleceu depois de uma batalha contra o cancro. Nos anos que antecederam a sua morte, Sakamoto não pôde tocar ao vivo.
Tanto os concertos como as longas digressões mundiais eram demasiado desgastantes. Apesar disso, no final de 2022, Sakamoto reuniu todas as suas forças para deixar ao mundo um último concerto: apenas ele e o seu piano.
Com curadoria do próprio Sakamoto, as vinte peças escolhidas narram sem palavras a sua vida através da música.
A selecção abrange toda a sua carreira, do período da Yellow Magic Orchestra às magníficas bandas-sonoras de filmes ou ao seu álbum mais meditativo, 12.
Filmado num espaço íntimo que conhecia bem e rodeado pelos seus colaboradores de confiança, Sakamoto revela a sua alma através da sua música, sabendo que é a última vez que apresenta a sua arte. Uma celebração da vida de um verdadeiro artista, Ryuichi Sakamoto; Opus é o canto definitivo do cisne do querido mestre.
Açoteia - Faro Rooftop Festival