O Marinheiro das Montanhas
-
Categoria hospedeira: Programação
-
in Ciclo do mês
5ªF | DIA 15 | IPDJ | 21H30
- O MARINHEIRO DAS MONTANHAS
Karim Aïnouz, BR/FR/DE, 2021, 98’, M/12
sinopse, ficha técnica e trailer: aqui
O filme é também uma desculpa para falar de colonialismo. Não através de um discurso, mas das minhas tripas. O colonialismo é uma coisa traumática que vai demorar muitos anos até nos vermos livres dele. O anticolonialismo também tem de ser celebrado hoje, ainda há lutas pela soberania, pela independência.
Karim Aïnouz
notas críticas
MARINHEIRO DAS MONTANHAS" é um documentário, sim, por conveniência de designação, e pela ancoragem na realidade biográfica de Karim Aïnouz. Mas transcende essa simplicidade de denominação para chegar a outra coisa — um ensaio sobre a identidade e sobre a pertença, onde o romantismo do desconhecido (exótico, sim, mas non troppo) cede rapidamente o lugar a uma redefinição do peso da geografia. Jorge Mourinha, Público
É a vontade de Aïnouz de se confrontar com as suas raízes argelinas, de visitar um país onde nunca esteve (mas que foi imaginariamente mapeando ao longo da vida) que motiva um doc onde o cineasta cede a um desejo de odisseia, realizando uma viagem circular de (auto)descoberta. De resto, quando os trabalhos começam, Aïnouz está já a caminho, a bordo do navio que há de levá-lo a Argel, numa jornada em que a sua narração em off adota um tom epistolar, simulando a escrita de uma carta dirigida à sua recém-falecida mãe — que, como ele, nunca teve de visitar a cidade.
Vasco Baptista Marques, Expresso