O Palácio de Cidadãos
-
Categoria hospedeira: Programação
-
in Ciclo do mês
DIA 15 MAI | IPDJ | 21H30
O PALÁCIO DE CIDADÃOS
Rui Pires, PT, 2022, 120’, M/12
sinopse, ficha técnica e trailer: aqui
Filmado durante um ano na Assembleia da República, “O PALÁCIO DE CIDADÃOS” mostra de forma inédita o trabalho parlamentar, das discussões ideológicas à forma como deputadas e deputados lidam com o povo quando este usa os mecanismos legais para mudar a realidade — das petições às manifestações.
nota de intenções do realizador
MERGULHAR NO CINEMA DO REAL
Filmei um ano na vida da Assembleia da República, testemunhando como cidadãos tornados deputados transformam as expectativas dos outros cidadãos em leis. Decidi observar e mostrar os seus desafios, conquistas e frustrações. Como defendem ideais políticos abstratos e os confrontam com os problemas concretos e os anseios legítimos sentidos lá fora. Não é difícil constatar o nosso desconhecimento sobre este processo. Será que temos uma ideia clara de como funciona a democracia representativa? Será que a distância entre os cidadãos e as instituições políticas é uma consequência deste desconhecimento?
Proponho olhar para a Assembleia da República e os seus atores através do cinema do real, fugindo a uma abordagem jornalística. Revelando como as ações das deputadas e deputados refletem conflitos entre diferentes visões da sociedade, criando ligações entre os cidadãos dentro e fora do Palácio.
A HISTÓRIA DE UMA DEMOCRACIA
Quis fazer o retrato de uma instituição habitada por quem tem o poder de decidir. Observar os rituais, o quotidiano de confrontos de ideais, onde se joga o destino coletivo de uma sociedade. Não tinha a certeza quando comecei, mas este filme sobre a Assembleia da República conta uma história pulsante mas invisível: a da esperança dos cidadãos na Democracia, conquistada há 50 anos pela revolução popular do 25 de Abril. Escolher a Assembleia da República como objeto cinematográfico é em si mesmo um ato político, procurando os ecos, as vozes reprimidas e projeções da sociedade no exterior. Mais do que oferecer respostas, pretendi construir um filme que suscite curiosidade, reações e interrogações. Questionar a maneira como a nossa vida política formal está organizada.
Que utilidade tem afinal esta instituição, que se instituiu como o centro da democracia e que rege a nossa vivência?
notas críticas
Há filmes necessários e este mede-se nessa esfera.
É um manual para recordar sempre como funciona a Democracia numa República.
Rui Pires arrancou aplausos unânimes. - nuevatribuna.es (Alberto Moreno González)
Um retrato cinematográfico detalhado da Assembleia da República Portuguesa, analisa os riscos e os desafios da Democracia de forma cativante, espirituosa e perspicaz. - Júri DocLisboa (Carlos Gutiérrez, Cláudia Dias, Rada Šešic)
Um retrato de uma política disfuncional,desfasada do investimento dos cidadãos. - Público (Jorge Mourinha)