Lugar em Parte Nenhuma + Debaixo do Tapete

24 JUN // 17h30 // Auditório da Fortaleza de Sagres

entrada livre, com reserva obrigatória para ccf@cineclubefaro.pt

 

Lugar em Parte nenhuma imagem 1a 

Lugar em Parte Nenhuma
Bárbara de Oliveira e João Rodrigues, Portugal,2016, 7' 

Até que um dia... quando foi disparado o primeiro tiro, tivemos que abandonar as nossas residências.” – Ema em 1975 estava à espera da chegada do seu primeiro filho, em Angola.
No entanto, a sua espera tranquila foi abruptamente interrompida por uma força que a retirou do seu conforto e mudou a sua vida para sempre.

seguido de


tapete

Debaixo do Tapete
Catarina Demony e Carlos A. Costa, Portugal, 2023, 48', M/12 


Há mais de uma década, a jornalista portuguesa Catarina Demony descobriu que a sua família tinha um passado escondido. Os seus antepassados, os Matoso de Andrade e Câmara, foram dos maiores comerciantes de pessoas escravizadas em Angola entre o século XVIII e XIX. Nessa altura, deparou-se com uma história familiar conflituosa e, desde aí, decidiu que precisava de a contar. Com o tempo e a idade, começou também a perceber a ligação direta entre o envolvimento dos seus antepassados no tráfico transatlântico e o que estava a acontecer à sua volta: o racismo estrutural, a violência, a segregação. Este documentário fala sobre uma histórica longe de ser única em Portugal: uma família que fez dinheiro à custa de seres humanos, que foram retirados das suas terras à força e despidos da sua dignidade. Dinheiro esse que, indiretamente, deu à Catarina e a tantos outros os privilégios de que hoje usufruem. Juntamente com o realizador Carlos Costa, o documentário não conta só a história da família de Catarina mas também fala sobre as consequências da escravatura - e do passado colonial mais recente - no Portugal de hoje. Ambos querem explicar o porquê do tema continuar a ser um “tabu” na sociedade portuguesa e o porquê de, hoje mais do que nunca, ser importante retirar o assunto “debaixo do tapete”.


Curadoria cinematográfica: Gisela Casimiro 

Gisela Casimiro créditos Filipe Ferreira

Gisela Casimiro é escritora, artista, performer e activista. É autora de «Erosão», «Giz», «Estendais», e do texto e dramaturgia de «Casa com Árvores Dentro». Publicou em várias revistas e antologias, como «Reconstituição Portuguesa», premiada em Cannes. Foi cronista do Hoje Macau, Buala, e Setenta e Quatro. Actuou em espectáculos de Ana Borralho & João Galante, Romeo Castellucci, Raquel André e Cristina Carvalhal. Participou de exposições nas Galerias Municipais do Porto e Lisboa. Integra a Colecção António Cachola. Co-coordena o Clube de Leitura do Batalha. É membro da UNA - União Negra das Artes.


 Apoios LAM Site