Zambézia

animação para todos - 2019
trailer, sinopse e ficha técnica: aqui
 
Zambézia: Uma fuga animada para Moçambique
 
O primeiro filme de animação da produtora sul-africana Triggerfish é também o início das atividades em Portugal de uma nova distribuidora, a Outsider. Trata da história de um falcão (com a voz de Jeremy Suarez, no original) que foge de casa e do pai conservador (Samuel L. Jackson), na África do Sul, e vai parar à Zambézia, província de Moçambique. Lá vive umas tantas aventuras até que será obrigado a encarar o passado para enfrentar uma ameaça à cidade e à sua família.
Produção ambiciosa para os padrões sul-africanos, com um custo de U$ 20 milhões, “Zambezia” reúne alguns nomes conhecidos de Hollywood, como Jeff Goldblum, Leonard Nimoy e Samuel L. Jackson. Abigail Breslin, de “Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos” e “Zombieland” empresta a sua voz ao filme ao lado de Suarez – mais conhecido como comediante na TV norte-americana. A versão portuguesa, coordenada por Bruno Ferreira, conta com as interpretações de Francisco Areosa, Patricia Bull, Vítor de Sousa e Manuel Marques, e a participação especial de Inês Castel-Branco, Pedro Granger e Zé Diogo Quintela.
 
Com distribuição prevista para 44 países, “Zambezia” acumula já pelo menos dois resultados altamente positivos: na Rússia, onde arrecadou mais de U$ 5 milhões, e em Israel, onde foi o filme independente mais bem-sucedido do verão. As críticas têm sido em geral positivas. Uma nova animação da Triggerfish será lançada em 2013, “Khumba”, com AnnaSophia Robb no papel principal.
Primeiro filme de Wayne Thornley como realizador.
 
sábado, 29-12-2012, 12:56
Roni Nunes