A Quimera
Título Original: La Chimera / Realização e Argumento: Alice Rohrwacher / Montagem: Nelly Quettier / Fotografia: Hélène Louvart / Com: Josh O’Connor, Carol Duarte, Vincenzo Nemolato, Lou Roy Lecollinet, Gian Piero Capretto, Ramona Fiorini, Luca Gargiullo, Giuliano Mantovani, Melchiorre Pala, Yile Vianello, Carlo Tarmati, com a participação de Alba Rohrwacher e com Isabella Rossellini /Origem: Itália/França/Suíça/Turquia / Ano: 2023 / Duração: 132' / Classificação etária: M/12
Data de estreia comercial em Portugal: 06-06-2024
Festivais e prémios: Festival de Cannes
Toda a gente tem a sua quimera, algo que tenta alcançar, mas nunca consegue encontrar. Para o bando de ladrões de túmulos antigos e maravilhas arqueológicas, a Quimera significa a reforma e o sonho da riqueza fácil. Para Arthur, a Quimera parece-se com a mulher que perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, Arthur desafia o invisível, procura por toda a parte, entra na terra em busca da porta para a vida depois da morte de que falam os mitos. Numa viagem aventureira entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre festas e solidões, desenrolam-se os destinos entrelaçados destas personagens, todas em busca da Quimera.
SLOW LIGHT
Przemyslaw Adamski e Katarzyna Kijek, PL/PT, 2022, 11’
Uma animação que narra a história de um homem que em criança foi diagnosticado com um peculiar problema ocular: a incapacidade de ver a realidade à sua volta no tempo presente. A luz precisa de sete anos para atravessar os seus densos olhos e tudo o que ele vê aconteceu sete anos antes.