Se As Montanhas Se Afastam
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Categoria hospedeira: Programação
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in Ciclo do mês
DIA 16 NOV | IPDJ | 21H30
SE AS MONTANHAS SE AFASTAM
Jia Zhang-Ke, CN/FR/JP, 2015, 126', M/12
ficha técnica, sinopse e trailer: aqui
notas críticas
O ponto de partida de Se as Montanhas se Afastam é Shen Tao (Tao Zhao), a rapariga por quem todos se sentem tentados numa cidade chinesa. Entre o tipo rico e o tipo mais modesto, ela escolhe o tipo rico. Neste momento a história está em 1999, viragem de século, a excitação da mudança e do que um novo século trará, não só para as personagens, como também para a China e para o mundo. Esse é o primeiro episódio em volta da vida de Shen Tao, Jia Zhangke transporta depois a acção para o presente (2014) e para o futuro (2025). O título deixa latente a sensação de mudança e os três momentos escolhidos são um trabalho sobre a excitação da mudança, do confronto com a realidade; sobre as expectativas e até que ponto estas estão alinhadas com o que acontece. Apesar dos três momentos seguirem uma linha cronológica, a relação com eles, após o final, é uma de constante avaliação sobre o que realmente significam. O tempo é apenas um contexto - passado, presente e futuro - ou conceitos, se se preferir, e Se as Montanhas se Afastam cria uma relação inesgotável entre eles. No final, 26 anos passaram, mas fica a sensação de que se voltou ao início, à excitação de 1999. Como se nada se tivesse mudado.
André Almeida Santos, timeout
Jia Zhang-Ke constrói esta história sobre um triângulo amoroso dilacerado em três atos temporais, repartidos em décadas diferentes, acompanhando os seus protagonistas e as suas tramas num mundo unificado por antigos sonhos. Sonhos esses que exploram a ausência das fronteiras culturais, quase invocando o conceito de superestados Orwellianos nessas mesmas condições.
Mas acima de tudo, Mountains May Depart revela-nos a crise identitária como um dos maiores medos perante esses mesmos sonhos e o quão urgente é recuperar essa mesma identidade, da mesma foram que devemos preservar as nossas relações familiares e afetuosas.
Assim, Mountains May Depart é um exercício desafiante que já se apresenta como um dos melhores filmes do cineasta e um filme obrigatório para todos os seus conterrâneos.
Hugo Gomes, c7nema.net
O filme de Zhang-ke tem a reconhecível subtileza de falar de cenários sociais através das emoções, e oferece momentos realmente desarmantes.
Inês Lourenço, dn
Desde o seu primeiro filme, rodado em 1995 e nunca visto fora de portas, que o realizador chinês Jia Zhangke tem mostrado e refletido sobre as modificações políticas, económicas, sociais e culturais no seu país, e dado forma romanesca ou documental ao impacto destas, imediato, para um futuro próximo ou a longo prazo, nos seus conterrâneos, no seu modo de vida, nos valores e na mentalidade, não poucas vezes sofrendo por isso sanções das autoridades comunistas, que chegaram à proibição de filmar durante algum tempo. Em “Se as Montanhas se Afastam”, o realizador prossegue essa reflexão, através da história de Shan Tao...
Eurico de Barros, Observador