Hanami
-
Categoria hospedeira: Programação
-
in Ciclo do mês
DIA 10 JUL | IPDJ | 21h30
HANAMI
Denise Fernandes, CV/PT/ CH, 2024, 96’, M/12
sinopse, ficha técnica e trailer: aqui
nota de intenções
Quando eu era criança, reparei que Cabo Verde, por ser muito pequeno, era muitas vezes omitido dos mapas e dos globos. Crescendo na Europa, tinha a sensação de vir de um país que não existia fora das paredes da minha casa. Para o tornar visível, fiz de Cabo Verde e dos seus habitantes o tema central da minha primeira longa-metragem. Hanami nasce de elementos materiais e imateriais, histórias e experiências, que fazem parte da vida de muitos cabo-verdianos. Muitas vezes, os que partem sonham em voltar e os que ficam sonham em partir. A ligação do Hanami com o Japão pretende ser significativa, mas também lúdica. Enquanto o mundo em que vivemos é definido por fronteiras, neste filme elas são etéreas.
Denise Fernandes
sobre o filme
Hanami foi filmado inteiramente no Fogo, uma das 10 ilhas do arquipélago de Cabo Verde. O elenco é composto maioritariamente por não-atores, na sua primeira experiência em cinema. Daílma Mendes e Sanaya Andrade interpretam Nana criança e Nana adolescente. Participam no filme a atriz franco-cabo-verdiana Alice da Luz no papel de Nia e o ator japonês Yuta Nakano no papel de Kenjiro.
Hanami é uma das raras longas-metragens de ficção rodadas em Cabo Verde e uma das primeiras por uma realizadora de origem cabo-verdiana.
imprensa
... Denise Fernandes, de 34 anos, conquistou [...] o prémio de Melhor Cineasta Emergente na 77ª edição do Festival de Locarno, cidade em que a realizadora cresceu e foi educada. Os seus pais são cabo-verdianos e viveram em Portugal antes de emigrarem para a Suíça.
“Hanami”, o filme com que mereceu este prémio, foi rodado na ilha do Fogo, em Cabo Verde, maioritariamente com atores locais e não profissionais, seguindo a história de uma menina que passa a vida à espera que a mãe regresse ao país. Exibido em Locarno na competição paralela Cineastas do Presente, "Hanami" foi ainda distinguido com uma menção especial pelo júri que avaliou as primeiras obras desta edição. São prémios importantes e que fazem justiça à maturidade que a obra apresentou. - Francisco Ferreira, Expresso
Na sua primeira longa-metragem, a realizadora viaja até à Ilha do Fogo para contar uma história de mulheres ancorada da identidade e no território cabo-verdiano. Hanami, premiado em Locarno e no IndieLisboa, é um filme de reencontro, crescimento e contrastes. - cinemax