Céu em Chamas
Título Original: Roter Himmel / Realização e Argumento: Christian Petzold / Montagem: Bettina Böhler / Fotografia: Hans Fromm, bvk / Música: Soundwalk Collective / Com: Thomas Schubert, Paula Beer, Enno Trebs, Jonas Dassler /Origem: Alemanha / Ano: 2023 / Duração: 102' / Classificação etária: M/12
Data de estreia comercial em Portugal: 23-11-2023
Festivais e prémios: Festival de Berlim 2023 – Grande Prémio do Júri
O ambiente aquece, literal e figurativamente, na natureza e entre os seres humanos, na realidade que partilhamos e também no último filme de Christian Petzold, segundo tomo numa série de obras inspirada nos quatro elementos, começada em 2020 com o aquático Undine. É a vez do fogo, neste drama emocionalmente escaldante em que quatro jovens se vêem aprisionados pelas chamas florestais numa casa de férias no Mar Báltico. A temperatura eleva-se entre eles, catalisando amor e desejo, rancor e ciúme, numa combustão que ameaça consumir as suas almas sôfregas de algum tipo de libertação.
DEGELO
Susana Miguel António, PT, 2022, 11’
Eles desejam-se mutuamente, mas ambos ignoram o facto de o seu desejo ser correspondido. Então, ignoram-se reciprocamente na esperança de se tornar objeto de desejo do outro, em profunda ignorância da simetria tática. Cada vez mais distantes, deixam apagar o desejo, sedados pela frustração do fracasso da sua sedução. Um dia, ao caminharem em direções contrárias, cruzam-se, e ao reconhecerem a presença um do outro, trocam apenas um frio acenar de cabeça.