Curtas Com O Cineclube de Tavira

Categoria
Parcerias
Data
11-12-2024 21:30
Local
Faro
IPDJ

Dia de Curtas 11/12/2024

IPDJ de Faro

Cineclube de Faro & Cineclube de Tavira

 2 Sessão: 21h30

ESPECIAL MIGUEL GOMES

INVENTÁRIO DE NATAL · 2000 · 23'
É dia 25 de Dezembro, em meados dos anos 80. A família reune-se em casa dos avós por entre reposteiros vermelhos na janela que dá para a marquise, relógios de pêndulo, cadeiras com assentos em vime e um presépio enorme. Não há um destaque individual, interessa apenas o retrato de grupo constituído por quatro gerações e dois cães.

ENTRETANTO · 1999 · 25'
Pais e professores ausentaram-se. Entretanto, dois rapazes e uma rapariga formam um trio amoroso. Rui, Nuno e Rita atravessam três espaços e tempos para poderem ficar a sós: jogo de futebol, festa com piscina, praia. Equilíbrio instável, o trio está demasiado próximo do triângulo. Entretanto é o tempo da suspensão. Dos gestos, da comunicação, da linguagem. A impotência resulta da falta de consciência para estruturar os sentimentos e de uma linguagem que permita comunicá-los. Só se pode conjecturar: Rui ama Rita, Nuno ou o jogo? Nuno ama Rita e está dependente de Rui? Rita, passiva dona do jogo, amará alguém? Dela, figura axial do trio, só sabemos que fecha os olhos para se refugiar numa interioridade etérea - as nuvens são a realidade, Entretanto é o intervalo que as suspende.

31 · FIC · 2001 · 27'
Esta é a pega da pancada da direita. Para a executarmos, sabendo que a bola vem para a direita, vamos naturalmente levar a raquete atràs. Com o ombro esquerdo virado para mim, que é donde vem a bola... Naturalmente, avançam o vosso pé esquerdo e vão executar a pancada.

CÂNTICO DAS CRIATURAS · FIC · 2006 · 24'
Assis, 2005: Um trovador percorre as ruas da cidade natal de S. Francisco cantando e tocando o Cântico do Irmão Sol ou Cântico das Criaturas, texto que S. Francisco redigiu no Inverno de 1224. Bosques de Umbria, ano de Mil Duzentos e Doze: Durante uma pregação aos pássaros, S. Francisco desfalece subitamente. Reanimado por St. Clara, o santo parece estranhamente ausente e sem memória. Quando a noite cai, os animais da floresta cantam em glória a Francisco. Mas esse amor cantado começa a gerar um sentimento de posse, um desejo de exclusividade, ao qual habitualmente chamamos de ciúme.