ventos de Leste // programação // 2018

À VOLTA DOS 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA
Mensalmente (2017/2018) Sábado // 18:30 // IPDJ-Faro
 -novas cópias restauradas-
Inspirou tendências políticas, definiu formas de pensar o Homem em sociedade, marcou o mundo de forma visceral. Passados cem anos da aurora do comunismo, a Revolução Russa de 1917 – em particular, a de Outubro – continua a ser mote de acesos debates sobre o que viria a ser o mundo bipolarizado das décadas seguintes e, porque não há presente sem passado, sobre o mundo de hoje.
Se a arte é a expressão de um tempo e não raras vezes se confunde com a própria História, faz todo o sentido olhar para a Revolução Russa através também dos filmes produzidos na extinta União Soviética e na actual Rússia. Entre o assalto ao Palácio de Inverno pelas forças bolcheviques e os escombros do Muro de Berlim, eis a proposta do Cineclube de Faro: uma viagem cronológica pelo Cinema em eslavo, com partida no construtivismo russo de Sergei Einsenstein, em pleno auge soviético, e destino à pós-modernidade, pelas lentes dos irmãos Andrei Konchalovsky e Nikita Mikhalkov.
O ciclo VENTOS DE LESTE é composto por 13 filmes de nove realizadores exibidos mensalmente ao sábado à noite, até Dezembro de 2018, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro.

 


06 Ventos de Leste jan Dez18

06 Ventos de Leste Out17 Dez18 NET