Cineclube de Faro Cineclube de Faro
  • Início
      • Agendas
  • Programação
      • Histórico
          • Video Lucem 18/19
      • Imprensa
  • Sobre nós
      • Ser sócio
      • Ser voluntário
  • Animagoria
  • Parcerias e Colaborações
  • Biblioteca
  • Formação
  • Ligações
  • Contactos
  • Entrada_
  • Programação_
  • Histórico_
  • 2019_
  • Ciclo do mês - maio 2019 _
  • O Workshop / L' Atelier

O Workshop / L' Atelier

Categoria hospedeira: 2019
in Ciclo do mês - maio 2019

 

14 MAI | IPDJ | 21h30 - O WORKSHOP, Laurent Cantet, França, 2017, 113’, M/12

sinopse, festivais, trailer: aqui

Notas da crítica internacional:

O retrato radical e subtil de uma geração perdida. Apaixonante! Claudine Levanneur, aVoir-aLire.com ★★★★★

Íntimo, intimista e oportuno. Jeniffer Szalai, New York Times

Um filme perturbador e luminoso. Amélie Cordonnier, Femme Actuelle  ★★★★★

Um olhar inteligente e sensível... Voici ★★★★★

Cantet filme de forma justa e certeira. Emocionante e assustador. Eric Libiot, L’Express ★★★★★

Cantet continua a criar um cinema (...) alegremente político. Anne Diatkine, Libération ★★★★★

Um luminoso retrato de grupo (...) perante uma vida sem perspectivas. Eric Derobert, Positif ★★★★★

Escura-se uma juventude sem a julgar, ao modo de Cantet. Guillemette Odicino, Télérama ★★★★★

Um filme inteligente, voraz e meticuloso. Luis martínez, El Mundo ★★★★★

 

Críticas

Atelier de escrita, lição de cinema

Esteve no Festival de Cannes de 2017, chama-se "L' Atelier" no original e surge agora no mercado com o título "O Workshop" — encenando as relações entre quem ensina e quem estuda, Laurent Cantet volta a dar uma magistral lição de cinema.

Ninguém ignora que os problemas do mercado cinematográfico não podem ser compreendidos, muito menos descritos, através de uma mecânica atribuição de "culpas"... Da difusão dos filmes aos seus ecos no espaço mediático, estamos perante um labirinto complexo que importa olhar para além de qualquer maniqueísmo. O que, entenda-se, não nos deve impedir de chamar a atenção para alguns casos singulares.

"O Workshop", por exemplo, filme de Laurent Cantet exibido na secção "Un Certain Regard", do Festival de Cannes de 2017. Como e porquê estrear um tão fascinante objecto de cinema mais de um ano decorrido sobre a conjuntura que lhe conferiu especial actualidade? Como e porquê adoptar o título anglo-saxónico, quando o filme se chama no original "L'Atelier", palavra não apenas conhecida dos espectadores potenciais, mas também francamente mais adequada para dar conta daquilo que nele acontece?

Em que é que tais percalços afectam as qualidades do objecto em si?... Em nada. Este é, de facto, o retrato íntimo de um atelier de escrita criativa, no Verão, em cenários paradisíacos de La Ciotat, na região de Marselha. A pouco e pouco, Olivia Dejazet (Marina Foïs), escritora muito conhecida e responsável pelo atelier, vai deparar com as resistências de Antoine (Mathieu Lucci), jovem aluno que, através de uma perturbante agressividade, manifesta simpatia pela visão política de uma certa extrema-direita francesa...

Ecos de "A Turma" (2008), o filme de 2008 que valeu a Cantet a Palma de Ouro de Cannes? Sim, sem dúvida, uma vez que reencontramos aqui a preocupação de analisar as relações de aprendizagem como uma variante do frente a frente mais geral das gerações. Contornando qualquer maniqueísmo, seja ele político ou moral, "L' Atelier" é, em última instância, um filme sobre a espessura da linguagem — escrita ou falada — e a sua inscrição nos laços humanos.

Marina Foïs e Mathieu Lucci são notáveis na composição desse misto de atracção e resistência que define a sua relação, devidamente pontuado pelas outras personagens que participam no atelier. Aliás, a mise en scène de Cantet é suficientemente subtil para nos fazer ver/sentir que tudo isso marca as palavras e os espaços, os diálogos e os silêncios, numa celebração invulgar do cinema como arte da observação e, sobretudo, da escuta.

João Lopes, rtp.pt/cinemax

O novo Cantet começa por constituir-se como uma versão de "A Turma" (2008).

Nele, aterramos na cidade francesa de La Ciotat, para seguir as sessões de um workshop de literatura que, sob a orientação de uma escritora parisiense de meia idade, reúne um grupo de adolescentes Iocais (a maioria deles interpretada por não-atores), cujas ideias deverão gerar um romance policial. Neste quadro, a primeira coisa notável é o modo como Cantet volta a fechar-se com os atores numa sala de aula para (em grandes planos de câmara à mão) sondar as tensões que vão nascendo naquele microcosmos. Mas cedo se percebe que o filme está sobretudo interessado numa das figuras do grupo: a de um rapaz que aproveita o workshop para exteriorizar uma agressividade cujas raízes a narrativa tentará investigar. Desde logo, articulando o seu corpo com a sua geografia: a de uma cidade portuária outrora florescente que; agora, vive ancorada às memórias do seu passado (destiladas por imagens de arquivo). Trata-se de um território decadente, que é exposto como um exemplo de uma França provincial destituída de horizonte e permeável à demagogia (o rapaz passa as noites a ouvir no computador os discursos de um líder da extrema-direita). Apoiando-se nestes elementos, Cantet tece o retrato de um corpo à deriva, cujos assomos de violência traduzem apenas um desejo de futuro e pertença. [...]

É[...] o melhor Cantet da última década.

Vasco Baptista Marques, Expresso

Calendário

Ano anteriorMês anteriorPróximo anoPróximo mês
abril 2026
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
RIEFENSTAHL
21:30
IPDJ
Andres Veiel. DE:2024. 120’. M/12
Data : 02-04-2026
3
4
5
6
7
8
9
GODARD CINEMA
21:30
IPDJ
Cyril Leuthy. FR: 2022. 101’. M/12
Data : 09-04-2026
10
YUNAN
21:30
IPDJ
Ameer Fakher Eldin. Alemanha/ Palestina/Canadá:2025. 124’., M/14
Data : 10-04-2026
11
A PEQUENA AMÉLIE
16:30
IPDJ
Maïlys Vallade e Liane-cho Han. FR/BE:2025. 78’. M/6
Data : 11-04-2026
12
13
14
15
16
O MEU NOME É ALFRED HITCHCOCK
21:30
IPDJ
Mark Cousins. UK: 2023. 120’. M/12
Data : 16-04-2026
17
La Voie royale
21:00
Biblioteca Municipal de Faro
Frédéric Mermoud. FR: 2023. 109'.M/12
Data : 17-04-2026
18
19
20
21
22
23
SEMPRE
21:30
IPDJ
Luciana Fina. PT: 2024. 109’
Data : 23-04-2026
24
25
MULHERES, TERRA, REVOLUÇÃO
11:00
Cooperativa A Bordeirense
Rita Calvário e Cecília Honório. PT: 2025. 54′. M/12
Data : 25-04-2026
26
27
28
29
30
HENRIQUE ALVES COSTA: CINÉFILO INCONFORMISTA
21:30
IPDJ
Manuel Vitorino.PT: 2024. 20’. M/12
MARCEL E MONSIEUR PAGNOL
21:50
IPDJ
Sylvain Chomet. FR/BE/LU: 2025. 90’. M/12
Data : 30-04-2026

Ciclo do Mês

  • ciclo do mês - abril 2018
  • ciclo do mês - janeiro 2019
  • ciclo do mês - março 2019
  • ciclo do mês - fevereiro 2019
  • ciclo do mês - abril 2019
  • ciclo do mês - maio 2019
  • ciclo do mês - junho 2019
  • Ciclo do mês - outubro 2019
  • Ciclo do mês - novembro 2019
  • Ciclo do mês - dezembro 2019
  • Ciclo do mês - Janeiro 2020
  • Ciclo do mês - Fevereiro 2020
  • Ciclo do mês - Março 2020
  • Ciclo do mês - Junho/Julho 2020
  • Ciclo do mês - Outubro 2020
  • ciclo mês - novembro20
  • Ciclo de Mês . Dezembro 2020
  • 2021
  • 2022
Cineclube de Faro
Login or register
Esqueceu-se do nome de utilizador? / Esqueceu-se da senha?
Login with Facebook
Login with Google +