Toda a Beleza e a Carnificina
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Categoria hospedeira: Programação
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in Ciclo do mês
IPDJ | 21H30
DIA 27 JUNHO
TODA A BELEZA E A CARNIFICINA
Laura Poitras, US, 2022, 122’, M/14
sinopse, ficha técnica e trailer: aqui
notas críticas
Laura Poitras e Nan Goldin oferecem ao nosso tempo um filme incrível. Libération ★★★★★
Essencial. Brilhante. Exuberante. Little White Lies ★★★★★
Profundo e incendiário. Variety
(Poitras) tem um ponto de vista, tem paixão, tem política, e nunca correu o risco de ficar de ambos os lados dessa história crua e emocionalmente feroz do mundo que Nan Goldin herdou e refez, que continua a refazer com com o seu brilhantismo e com todas as feridas que nunca cicatrizam. The New York Times
As memórias e os corpos de Nan Goldin
Toda a Beleza e a Carnificina é uma autobiografia filmada de Nan Goldin, uma autobiografia filmada e, pormenor em que é preciso insistir, narrada (porque a voz off da fotógrafa, perante as suas próprias imagens e as imagens da sua vida, e sempre com uma cadência muito especial que nada tem a ver com a de um locutor ou de uma loucutora “profissionais”, é absolutamente fundamental). É um percurso retrospectivo e de longo alcance, temperado com várias sequências contemporâneas que relatam um percurso mais balizado no tempo: a luta de Goldin, juntamente com várias outras vítimas, pela penalização da família Sackler, responsável, através das suas actividades na indústria farmacêutica, pela chamada “crise dos opiáceos”, que causou centenas de milhares de mortos nos EUA durante a última década. Luís Miguel Oliveira, Público
O documentário de Laura Poitras sabe dar-nos a ver o modo como uma fotografia, mesmo quando possa justificar o rótulo de selfie, representa um desafio com tanto de estético como de ético. Neste tempos de narcisismo sem arte e sem desejo, Toda a Beleza e a Carnificina arrisca ser algo que passámos a menosprezar: uma bela lição moral. Talvez algo próximo de uma hipótese formulada por Ludwig Wittgenstein (Últimos Escritos sobre a Filosofia da Psicologia, ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 2014): "Um pensamento que ecoa no ver." João lopes, dn
TODA A BELEZA E CARNIFICINA, um projecto que nasceu em Portugal quando a realizadora Laura Poitras conheceu a icónica fotógrafa americana Nan Goldin, por quem tinha uma enorme admiração, em 2014 no LEFFEST, no Estoril. Este encontro iniciou a gestação dum documentário sobre a unidade do brutal gesto criativo de Nan, que vive a fotografar histórias de amor e massacre, manejando o seu brutal poder criativo em desafio da morte, e culminou na erradicação do nome Sackler, uma família de magnatas dos opióides, de alguns dos principais museus do mundo — uma medida de justiça para as suas milhares de vítimas.
Permeia este filme poderosamente, evocativo e inspirador, um activismo militante, nascido do amor e da perda. Laura Poitras, realizadora do multipremiado CITIZEN FOUR, retrata as diferentes lutas travadas por Nan ao longo da sua vida, incluindo aquela que terminou nesta modesta vitória de despir os museus de um nome que tem o significado da dor e da perda, sempre brandindo o sabre da arte para talhar o real e honrar a sua verdade de amor. Foi a sua máquina fotográfica que lhe permitiu tomar o destino nas mãos e é nessa perspectiva de intervir sobre o real, que a vida da artista é passada em revista.
Também a vontade de dar visibilidade a comunidades esmagadas pelo estigma social que envolve as questões da orientação sexual e da identidade de género, mostrando ao mundo a beleza da pessoa queer e a assassina perseguição sistémica que a vitimiza, é um vector fundamental do filme. A majestosa eloquência da sua lente fotográfica, que continua a forjar uma sociedade mais aberta e mais segura para estas comunidades, fica patente nas sequências em que Nan passa em revista a sua obra, narrando a intensa experiência de vida que lhe subjaz. Leopardo filmes